quarta-feira, 22 de setembro de 2010

PLANO DE ENSINO

MARCOS ROBERTO GOMES

PLANO DE ENSINO

OBJETIVO GERAL: Compreender os diferentes espaços geográficos e suas transformações, valorizando os diferentes modo de vida de diferentes grupos sociais, como se relacionam e constituem o espaço e a paisagem no qual se encontram inseridos.

1° BIMESTRE

1.1 OBJETIVO ESPECÍFICO:

* Refletir sobre as características dos espaços Urbano e Rural.

* Reconhecer os diferentes modos de vida no espaço Urbano e Rural.

* Compreender o vínculo existente entre Zona Rural e Urbana.

* Analisar a sociedade do município como um todo.

1.2 CONTEÚDOS

* o município e seus estados.

*espaço urbano e rural.

* sociedade do município

* condições de vida.

1.3 METODOLOGIA

* Aulas expositivas,

*Atividades escrita,

* Aula dialógica,

* Leitura e interpretação de textos,

* Confecção de cartazes.

1.4 RECURSOS

* Livro Didático, revistas, Lousa, mapas, giz, jornal, cartolina, pincel, cola, tesoura.

1.5 AVALIAÇÃO

* Assiduidade,

* Atividades individuais e em grupos,

* avaliação escrita,

* Participação.

2º BIMESTRE

2.1 Objetivos Específico.

* Identificar os limites do município,

* Conhecer os pontos cardeais,

* Compreender que o município faz parte de um espaço maior.

* Identificar o governo e as leis do município.

* Compreender a importância de exercer os direitos e a participação na sociedade.

2.2 CONTEÚDOS.

* Os limites dos municípios,

* Pontos cardeais,

* O município faz parte de um espaço maior,

* Onde fica o Brasil,

* O governo dos municípios,

* Quem faz as leis do município,

* Quem exerce as leis do município,

* Direitos e participação.

2.3 Metodologia

* Aula expositiva ,

* Aula dialogada,

* Leitura e interpretação de textos,

*Pesquisa,

* Simulação de votação.

2.4 RECURSOS

* Livro didático, lousa, mapa, globo terrestre, bússola, jornal, revistas, caixa de papelão, chamequinho, tesoura cola, pincel, giz.

2.5 AVALIAÇÃO

* Atividades escrita e oral

* Participação e interesse do aluno

* Assiduidade

* Prova.

3º BIMESTRE

3.1 Objetivos Específicos

* Representar e interpretar informações sobre diferentes paisagens.

* Diferenciar e compreender as relações entre Relevo, Clima, Hidrografia e Vegetação.

3.2 CONTEÚDO

* Clima,

* Hidrografia,

* Relevo,

*Vegetação

3.3 METODOLOGIA

* Aula expositiva e dialogada,

* Leitura e interpretação de texto,

* Pesquisas

* Experiências com estado da água

* confecção de maquete

3.4 RECURSOS

* Livro Didático, Lousa, Giz, Mapas, Tesoura, Isopor, Cola, Pincel, Revista, Jornal, Copo Descartável, Tinta, Água, Balão.

3.5 AVALIAÇÃO

* Participação e interesse do aluno nas atividades propostas.

* Trabalho em grupo e individual.

* Atividade escrita

* Prova individual

4º BIMESTRE

4.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

* Compreender e identificar diversas transformações na natureza.

* Valorizar a importância da preservação do meio ambiente no espaço geográfico.

* identificar diversas atividades econômicas e suas conseqüências.

* Reconhecer as relações existentes entre Agricultura e Pecuária.

4.2 CONTEÚDOS

* Natureza Transformada,

* O espaço Geográfico,

* Atividades Econômicas,

* Extrativismo,

* Atividade Industrial,

* Comércio,

* Serviços.

4.3 METODOLOGIA

* Aula Expositiva e dialogada,

* Leitura e Interpretação de texto,

* Elaboração de cartazes,

* Entrevistas,

* Pesquisas.

4.4 RECURSOS

* Revistas, Jornais, Data show, Cartolina, Tesoura, Cola, Pincel, Lousa, Rótulos de embalagem, Operário, Livro Didático, Giz.

4.5 AVALIAÇÃO

*Prova escrita,

*Participação nas atividades propostas,

* Assiduidade,

* Atividades em grupos e individual.

REFERÊNCIAS

LUCCI, Elian Alabi, Viver e aprender geografia. 3ª Série. e

BRANCO, Anselmo Lazaro, 2ª ed. Reform. São Paulo: Saraiva, 2004(Viver e Aprender).

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : história, geografia / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997. 166p.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : apresentação dos temas transversais, ética / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997. 146p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário