PROJETOS

ESCOLA ESTADUAL THALES POMPEO DE PINA






Projeto do livro







ARAGARÇAS, 2010.



  

  


1-    INTRODUÇÃO

O livro é de fundamental importância para o desenvolvimento das sociedades e para o crescimento intelectual do indivíduo. É ele que permite ao ser humano registrar fatos importantes da sua história e repassar tais fatos às sociedades posteriores; atuando como vetor do conhecimento.

É notável o avanço intelectual que o ser humano teve após a invenção da escrita. Foi a partir dela que ele pôde catalogar e compartilhar as suas descobertas; dando origem ao que chamamos de livro. Os Hebreus, por exemplo, a partir de um conjunto de livros conhecido como Pentateuco, formaram as bases do cristianismo ocidental. É válido citar, além dos Hebreus, os fenícios que a partir de escritos, contribuíram para as técnicas de navegação atual. Tudo isso só foi possível graças ao conjunto de obras escritas e organizadas em livros que permitiu a formação de um legado cultural para as civilizações posteriores. É dessa forma que a humanidade evolui: cada geração acrescenta e registra uma descoberta que será passada para a próxima geração.

Além da importância de levar o conhecimento de geração a geração, o livro tem uma importância fundamental na disseminação do conhecimento em uma mesma geração. É o acesso a esse conhecimento que possibilita ao indivíduo o crescimento tanto intelectual quanto o financeiro. O acesso do indivíduo a esse conhecimento permite-lhe fazer comparações e associações as quais possibilitam o aprimoramento do conhecimento anterior.

Sendo assim, o livro é o principal responsável pela sociedade que se tem hoje. É graças a ele que a medicina, as relações sociais e as outras áreas do saber evoluem a cada geração.








2-    JUSTIFICATIVA
O desejo da produção  deste   livro, surgiu no início do Ano Letivo de 2010, quando a Escola   Estadual Thales Pompeu de Pina começou a trabalhar com a perspectiva de   inclusão de pessoas com necessidades especiais e lembramo-nos das palavras de Drummond quando disse  “... Eu também queria uma escola que ensinasse a conviver, a cooperar, a respeitar, a esperar, a saber viver em comunidade, em união...”.
Ao meditar-se  nas palavras de Drummond e já conhecendo a comunidade escolar, compreendeu-se que esse não era apenas  o desejo do poeta, mas sim de toda essa comunidade. E quando se deparou  com as riquezas das diversidades de ideias e culturas percebeu-se que era preciso  registrar esse  momento especial.


3-    Objetivo geral
·        Criar condições para que os alunos desenvolvam suas capacidades e aprendam os conteúdos necessários para a vida em sociedade

4-    Objetivos Específicos
·        Criar mecanismos de participação e compromisso para  melhoria do ensino aprendizagem.
·        Despertar a autoestima dos alunos.
·         Construir uma escola que valorize, respeite, acolha as diferenças e individualidades.
·         Contribuir para o desenvolvimento da  criatividade, leitura e escrita.

5-    METODOLOGIA

Foi  propostos durante as aulas, momentos em que as crianças produzissem histórias ou estórias e desenhos para que viessem a ser registrado em um pequeno livro que futuramente escreveríamos. Dessa forma, o livro começou a ser escrito pelas próprias crianças. Depois foram incluídos também outros assuntos escritos pelos próprios professores.
Algumas das histórias e estórias  escritas foram reorganizadas as ideias , isso   para que os leitores viessem a ter uma melhor compreensão sobre os fatos, vale lembrar que as crianças se encontram em fase de alfabetização e algumas ainda não sabe escrever corretamente, entretanto, souberam expressar suas imaginações  nos textos que  foram  criados em grupo. “[...] crianças são seres oníricos, seus pensamentos têm asas, sonham sonhos de alegria.” (ALVES, 1994, p.54).            02
Entretanto, existem escritos que não sofreram nenhum tipo de alteração, mantendo-se sua forma original  escritos pelo próprio punho dos alunos.
Por outro lado, este livro não mostra apenas histórias e estórias, decidiu-se conjuntamente incluir também algumas cantigas de roda, brincadeiras e jogos que se realizou com as crianças durante esse ano. Foram vários os momentos de aprendizagens com  alegria.
Brincando [...] as crianças aprendem [...] a cooperar com os companheiros [...], a obedecer as regras do jogo [...], a respeitar os direitos dos outros[...], a acatar autoridade[...], a assumir responsabilidades, a aceitar penalidades que lhe são impostas [...], a dar oportunidade aos demais[...], enfim, a viver em sociedade. (SILVERS Apud: ALVES 1982, p.110).



6-    Público alvo
Alunos, Professores, Funcionários da escola, Pais e responsáveis, Palestrantes, Comunidade em geral.

7-    Cronograma
O projeto desenvolveu-se,  durante todo o ano de dois mil e dez .

8-    Avaliação do projeto
Foi  avaliado de acordo com os objetivos propostos acima citado.

9-    Avaliação do aluno
Participação e interesse do aluno nas atividades propostas em grupos e individuais.

10-                      Conclusão
O projeto veio ao encontro dos anseios que se tinha, pois, percebeu-se que  alunos  compreenderam a necessidade e importância da inclusão, o respeito pelas diferenças ainda despertou a autoestima dos alunos pois, ficaram empolgados com as Historias e Estórias criadas por eles e praticamente todos os alunos hoje, sabem ler e escrever, não simplesmente pelo fato da realização do livro, mas acredita-se que ele foi um dos motivos que contribuíram para tal..


11-                      Bibliografia
BRANDÃO, Heliana; FROESELER, Maria das Graças, O Livro de Jogos e Brincadeiras Para Todas as Idades. Ano 1998, ED. Leitura.

















Aragarças, 2010.