ESCOLA ESTADUAL THALES POMPEO DE PINA
Projeto do livro
ARAGARÇAS, 2010.
1- INTRODUÇÃO
O livro é de fundamental importância para o desenvolvimento das sociedades e para o crescimento intelectual do indivíduo. É ele que permite ao ser humano registrar fatos importantes da sua história e repassar tais fatos às sociedades posteriores; atuando como vetor do conhecimento.
É notável o avanço intelectual que o ser humano teve após a invenção da escrita. Foi a partir dela que ele pôde catalogar e compartilhar as suas descobertas; dando origem ao que chamamos de livro. Os Hebreus, por exemplo, a partir de um conjunto de livros conhecido como Pentateuco, formaram as bases do cristianismo ocidental. É válido citar, além dos Hebreus, os fenícios que a partir de escritos, contribuíram para as técnicas de navegação atual. Tudo isso só foi possível graças ao conjunto de obras escritas e organizadas em livros que permitiu a formação de um legado cultural para as civilizações posteriores. É dessa forma que a humanidade evolui: cada geração acrescenta e registra uma descoberta que será passada para a próxima geração.
Além da importância de levar o conhecimento de geração a geração, o livro tem uma importância fundamental na disseminação do conhecimento em uma mesma geração. É o acesso a esse conhecimento que possibilita ao indivíduo o crescimento tanto intelectual quanto o financeiro. O acesso do indivíduo a esse conhecimento permite-lhe fazer comparações e associações as quais possibilitam o aprimoramento do conhecimento anterior.
Sendo assim, o livro é o principal responsável pela sociedade que se tem hoje. É graças a ele que a medicina, as relações sociais e as outras áreas do saber evoluem a cada geração.
2- JUSTIFICATIVA
O desejo da produção deste livro, surgiu no início do Ano Letivo de 2010, quando a Escola Estadual Thales Pompeu de Pina começou a trabalhar com a perspectiva de inclusão de pessoas com necessidades especiais e lembramo-nos das palavras de Drummond quando disse “... Eu também queria uma escola que ensinasse a conviver, a cooperar, a respeitar, a esperar, a saber viver em comunidade, em união...”.
Ao meditar-se nas palavras de Drummond e já conhecendo a comunidade escolar, compreendeu-se que esse não era apenas o desejo do poeta, mas sim de toda essa comunidade. E quando se deparou com as riquezas das diversidades de ideias e culturas percebeu-se que era preciso registrar esse momento especial.
3- Objetivo geral
· Criar condições para que os alunos desenvolvam suas capacidades e aprendam os conteúdos necessários para a vida em sociedade
4- Objetivos Específicos
· Criar mecanismos de participação e compromisso para melhoria do ensino aprendizagem.
· Despertar a autoestima dos alunos.
· Construir uma escola que valorize, respeite, acolha as diferenças e individualidades.
· Contribuir para o desenvolvimento da criatividade, leitura e escrita.
5- METODOLOGIA
Foi propostos durante as aulas, momentos em que as crianças produzissem histórias ou estórias e desenhos para que viessem a ser registrado em um pequeno livro que futuramente escreveríamos. Dessa forma, o livro começou a ser escrito pelas próprias crianças. Depois foram incluídos também outros assuntos escritos pelos próprios professores.
Algumas das histórias e estórias escritas foram reorganizadas as ideias , isso para que os leitores viessem a ter uma melhor compreensão sobre os fatos, vale lembrar que as crianças se encontram em fase de alfabetização e algumas ainda não sabe escrever corretamente, entretanto, souberam expressar suas imaginações nos textos que foram criados em grupo. “[...] crianças são seres oníricos, seus pensamentos têm asas, sonham sonhos de alegria.” (ALVES, 1994, p.54). 02
Entretanto, existem escritos que não sofreram nenhum tipo de alteração, mantendo-se sua forma original escritos pelo próprio punho dos alunos.
Por outro lado, este livro não mostra apenas histórias e estórias, decidiu-se conjuntamente incluir também algumas cantigas de roda, brincadeiras e jogos que se realizou com as crianças durante esse ano. Foram vários os momentos de aprendizagens com alegria.
Brincando [...] as crianças aprendem [...] a cooperar com os companheiros [...], a obedecer as regras do jogo [...], a respeitar os direitos dos outros[...], a acatar autoridade[...], a assumir responsabilidades, a aceitar penalidades que lhe são impostas [...], a dar oportunidade aos demais[...], enfim, a viver em sociedade. (SILVERS Apud: ALVES 1982, p.110).
6- Público alvo
Alunos, Professores, Funcionários da escola, Pais e responsáveis, Palestrantes, Comunidade em geral.
7- Cronograma
O projeto desenvolveu-se, durante todo o ano de dois mil e dez .
8- Avaliação do projeto
Foi avaliado de acordo com os objetivos propostos acima citado.
9- Avaliação do aluno
Participação e interesse do aluno nas atividades propostas em grupos e individuais.
10- Conclusão
O projeto veio ao encontro dos anseios que se tinha, pois, percebeu-se que alunos compreenderam a necessidade e importância da inclusão, o respeito pelas diferenças ainda despertou a autoestima dos alunos pois, ficaram empolgados com as Historias e Estórias criadas por eles e praticamente todos os alunos hoje, sabem ler e escrever, não simplesmente pelo fato da realização do livro, mas acredita-se que ele foi um dos motivos que contribuíram para tal..
11- Bibliografia
BRANDÃO, Heliana; FROESELER, Maria das Graças, O Livro de Jogos e Brincadeiras Para Todas as Idades. Ano 1998, ED. Leitura.
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Aragarças, 2010.