MARCOS ROBERTO GOMES
PLANO DE ENSINO
OBJETIVO GERAL: Compreender os diferentes espaços geográficos e suas transformações, valorizando os diferentes modo de vida de diferentes grupos sociais, como se relacionam e constituem o espaço e a paisagem no qual se encontram inseridos.
1° BIMESTRE
1.1 OBJETIVO ESPECÍFICO:
* Refletir sobre as características dos espaços Urbano e Rural.
* Reconhecer os diferentes modos de vida no espaço Urbano e Rural.
* Compreender o vínculo existente entre Zona Rural e Urbana.
* Analisar a sociedade do município como um todo.
1.2 CONTEÚDOS
* o município e seus estados.
*espaço urbano e rural.
* sociedade do município
* condições de vida.
1.3 METODOLOGIA
* Aulas expositivas,
*Atividades escrita,
* Aula dialógica,
* Leitura e interpretação de textos,
* Confecção de cartazes.
1.4 RECURSOS
* Livro Didático, revistas, Lousa, mapas, giz, jornal, cartolina, pincel, cola, tesoura.
1.5 AVALIAÇÃO
* Assiduidade,
* Atividades individuais e em grupos,
* avaliação escrita,
* Participação.
2º BIMESTRE
2.1 Objetivos Específico.
* Identificar os limites do município,
* Conhecer os pontos cardeais,
* Compreender que o município faz parte de um espaço maior.
* Identificar o governo e as leis do município.
* Compreender a importância de exercer os direitos e a participação na sociedade.
2.2 CONTEÚDOS.
* Os limites dos municípios,
* Pontos cardeais,
* O município faz parte de um espaço maior,
* Onde fica o Brasil,
* O governo dos municípios,
* Quem faz as leis do município,
* Quem exerce as leis do município,
* Direitos e participação.
2.3 Metodologia
* Aula expositiva ,
* Aula dialogada,
* Leitura e interpretação de textos,
*Pesquisa,
* Simulação de votação.
2.4 RECURSOS
* Livro didático, lousa, mapa, globo terrestre, bússola, jornal, revistas, caixa de papelão, chamequinho, tesoura cola, pincel, giz.
2.5 AVALIAÇÃO
* Atividades escrita e oral
* Participação e interesse do aluno
* Assiduidade
* Prova.
3º BIMESTRE
3.1 Objetivos Específicos
* Representar e interpretar informações sobre diferentes paisagens.
* Diferenciar e compreender as relações entre Relevo, Clima, Hidrografia e Vegetação.
3.2 CONTEÚDO
* Clima,
* Hidrografia,
* Relevo,
*Vegetação
3.3 METODOLOGIA
* Aula expositiva e dialogada,
* Leitura e interpretação de texto,
* Pesquisas
* Experiências com estado da água
* confecção de maquete
3.4 RECURSOS
* Livro Didático, Lousa, Giz, Mapas, Tesoura, Isopor, Cola, Pincel, Revista, Jornal, Copo Descartável, Tinta, Água, Balão.
3.5 AVALIAÇÃO
* Participação e interesse do aluno nas atividades propostas.
* Trabalho em grupo e individual.
* Atividade escrita
* Prova individual
4º BIMESTRE
4.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
* Compreender e identificar diversas transformações na natureza.
* Valorizar a importância da preservação do meio ambiente no espaço geográfico.
* identificar diversas atividades econômicas e suas conseqüências.
* Reconhecer as relações existentes entre Agricultura e Pecuária.
4.2 CONTEÚDOS
* Natureza Transformada,
* O espaço Geográfico,
* Atividades Econômicas,
* Extrativismo,
* Atividade Industrial,
* Comércio,
* Serviços.
4.3 METODOLOGIA
* Aula Expositiva e dialogada,
* Leitura e Interpretação de texto,
* Elaboração de cartazes,
* Entrevistas,
* Pesquisas.
4.4 RECURSOS
* Revistas, Jornais, Data show, Cartolina, Tesoura, Cola, Pincel, Lousa, Rótulos de embalagem, Operário, Livro Didático, Giz.
4.5 AVALIAÇÃO
*Prova escrita,
*Participação nas atividades propostas,
* Assiduidade,
* Atividades em grupos e individual.
REFERÊNCIAS
LUCCI, Elian Alabi, Viver e aprender geografia. 3ª Série. e
BRANCO, Anselmo Lazaro, 2ª ed. Reform. São Paulo: Saraiva, 2004(Viver e Aprender).
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : história, geografia / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997. 166p.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : apresentação dos temas transversais, ética / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997. 146p.